Festas aumentam acidentes e estoques de sangue caem no Paraná
Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os mais necessários neste período

O período de férias e festas de fim de ano tem elevado o número de acidentes nas estradas do Paraná, ampliando a demanda por sangue nos hospitais. Ao mesmo tempo, o Hemepar registra queda de até 30% nas doações, o que já preocupa as unidades de saúde. Responsável por abastecer 384 hospitais e 96,6% dos leitos do SUS no Estado, o Hemepar envia diariamente cerca de 700 hemocomponentes para atendimentos de rotina e emergências. Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os mais necessários neste período.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que, além das vítimas de acidentes, pacientes com câncer e doenças hematológicas dependem de transfusões frequentes e podem ter tratamentos interrompidos com a baixa nos estoques. A doação de sangue também contribui para a produção de medicamentos e atende a procedimentos de alta complexidade, mas os componentes têm validade curta, exigindo reposição contínua. De janeiro a início de dezembro de 2025, o Paraná registrou 232.039 doadores.
Quem pode doar
Podem doar pessoas de 16 a 69 anos (menores acompanhados e autorizados), com no mínimo 51 kg, descansadas, hidratadas e alimentadas. Homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três. É necessário documento oficial com foto. Com informações: AEN
Locais de doação na região
Londrina – Hemocentro Regional
Rua Claudio Donizeti Cavalliere, 156 – Jardim Aruba
Segunda a sexta: 8h às 18h (sem agendamento)
Sábado: 8h às 17h (com agendamento – WhatsApp: 43 99115-3927)
Apucarana – Hemonúcleo
Rua Antônio Ostrensk, 3 – Centro
Doações mediante agendamento: (43) 3420-4200 / WhatsApp (43) 3420-4213
Horários variam conforme o dia da semana.

