Festival Conexão Inclusiva promove oficina sobre diversidade no Jardim Nossa Senhora da Paz
Atividade gratuita voltada a crianças e jovens acontece neste sábado (1), com dinâmicas lúdicas que estimulam o respeito às diferenças e a convivência

O Festival Conexão Inclusiva retorna a Londrina neste sábado (1) com mais uma etapa de sua programação, com foco em diversidade e inclusão. A ação, que circula por diferentes regiões da cidade, faz parada no Jardim Nossa Senhora da Paz com uma oficina especial sobre diversidade voltada ao público infantil e juvenil. A atividade, intitulada “Oficina de Acessibilidade para Crianças e Jovens”, será conduzida pelo produtor e pesquisador Lucas Grigio, de São Paulo, referência nacional na área de acessibilidade cultural. Entre 9h e 11h, o público participará de dinâmicas lúdicas e interativas que estimulam a convivência, a escuta ativa e o respeito às diferenças — partindo das próprias experiências e referências do território.
Com base no brincar e na ludicidade, a proposta é convidar as crianças e jovens a refletirem sobre a importância de construir espaços mais acessíveis, acolhedores e diversos, incentivando também boas relações de alteridade. A participação é gratuita, e os interessados podem comparecer ao local com 30 minutos de antecedência. Toda a programação contará com intérprete de Libras, audiodescrição, linguagem simples e espaços adaptados, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Conexão Inclusiva é um festival de teatro com foco em diversidade e inclusão, contemplado pelo Edital 003/2024 PNAB da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, e realizado pela Palipalan Arte e Cultura.

