Festival DOBRA oferece oficinas gratuitas e feira de arte impressa em Londrina
Programação inclui atividades formativas entre 30 de agosto e 4 de setembro e segue com shows e a Feira DOBRA nos dias 5 a

A oitava edição do Festival DOBRA de Arte Impressa começa nesta sexta-feira (30) em Londrina, trazendo uma ampla programação de oficinas gratuitas em diferentes espaços culturais da cidade. As atividades seguem até 4 de setembro e contemplam desde técnicas tradicionais, como gravura e colagem, até reflexões sobre arte digital e narrativas visuais.
As oficinas serão realizadas em locais como a Vila Triolé, Casa Pomar, Biblioteca Lupércio Luppi, sede do Grafatório, Alma Brasil e a Divisão de Artes Plásticas da UEL, descentralizando a programação e ampliando o acesso ao público.
Entre os destaques estão:
“Cola Junto!”, com Rafael +Amor, sobre produção artesanal de stickers e intervenção urbana.
Oficina de colagem analógica, conduzida por Julio Lapagesse (Brasília).
“Diário Literário”, com Junior Heitkoeter, explorando o caderno de artista.
“Carimbos e Carimbadas”, com Rebeca Catarina.
“Possibilidades Narrativas em Fotolivros”, com Vitor Casemiro.
“Transeuntes: Vivências que transgridem”, com Palla Dionysio, discutindo resistência e silenciamento por meio da tipografia.
“Poéticas da Hiperconectividade”, com Gabriela Campaner, na UEL, refletindo sobre a influência da cultura digital nas relações humanas.
Após a etapa formativa, o festival terá shows, festas e a Feira DOBRA, marcada para os dias 6 e 7 de setembro, na Funcart. O evento reunirá 70 expositores de várias regiões do país, incluindo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina e Distrito Federal. Realizado pelo Grafatório, o Festival conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.