Festival SouGeros, sobre longevidade e envelhecimento saudável, inicia nesta sexta-feira em Londrina
Agenda inclui painéis, palestras, oficinas, expositores e atrações culturais; a Secretaria Municipal do Idoso levará idosos ao evento e atuará na programação

Com a proposta de falar sobre a longevidade e lançar um novo olhar sobre o processo de envelhecimento, o Festival SouGeros será aberto nesta sexta-feira (07). O evento também terá programação no sábado (08), e nos dois dias será das 13h às 19h, na PUC-PR, campus Londrina, com participação gratuita e inscrição solidária de 1 kg de alimento não perecível. Ao todo, serão mais de 15 painéis, com quase 70 especialistas e mais de 10 oficinas que irão discutir os problemas e soluções para o público acima de 50 anos.
Além disso, também será realizado o Desafio Geros, que reunirá equipes de estudantes e empreendedores para desenvolverem soluções para essa fase da vida. E outro diferencial é que haverá sorteio para os participantes, oferecendo um notebook seminovo e vários outros brindes. A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) é apoiadora e participa do evento (mais detalhes abaixo), tendo a titular da pasta, Andrea Ramondini, presente na abertura oficial do evento, às 13h30 de amanhã (07). Nos dois dias de evento serão realizadas atividades simultâneas em três palcos diferentes: Arena Geros, auditório Dom Albano Cavallin e auditório João Paulo II. A programação completa pode ser acessada no site do evento, a partir da qual os participantes poderão se organizar e escolher que painel assistir e participar.
OSUEL abre a 43ª edição do Festival de Música de Londrina com ícones da música sinfônica
Também haverá expositores que apresentarão produtos e serviços. O Festival SouGeros também terá momentos culturais, como danças, desfile e outras apresentações artísticas. Entre as temáticas dos painéis, das oficinas e das palestras estão questões de saúde, psicossociais, de convivência, temas ligados ao direito, moradia e mobilidade, além do turismo e de exemplos de sucesso e vitalidade após os 50 anos. Os convidados são especialistas em suas respectivas áreas, que compartilharão conteúdos de relevância com o público. Pioneiro, o festival quer se firmar no calendário anual da cidade e do Paraná.
A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) transportará pessoas idosas de diferentes regiões de Londrina para o SouGeros na PUC-PR, além de ter representantes atuando na programação técnica. No decorrer dos dois dias do festival (7 e 8 de julho), um ônibus da SMI fará viagens para levar frequentadores dos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs Leste, Norte e Oeste), bem como de grupos referenciados, incluindo outras áreas da cidade. Ao todo, 120 pessoas devem comparecer por meio dessa iniciativa.
Com informações do N.Com.

