FIFA avalia Londrina como possível base de seleções para a Copa do Mundo Feminina de 2027
Equipe de inspeção visitou o Estádio do Café e o VGD; cidade está entre as pré-selecionadas e aposta em logística e visibilidade internacional

Uma equipe da Federação Internacional de Futebol (FIFA) esteve em Londrina na última segunda-feira (8) para avaliar a cidade como uma possível base de seleções durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho.
Os representantes que participaram da inspeção foram Alan Ferguson (gerente geral de gramados), Rafael Vac (gestor de fase inicial de planejamento) e a especialista em logística Marina Tocci, acompanhados pelo presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet.
Durante a visita, foram inspecionados o Estádio Municipal Jacy Scaff (Café) e o Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). Segundo Prochet, Londrina está entre as cidades pré-selecionadas pela entidade. “Mais de 120 cidades já foram analisadas previamente. A logística e a localização regional foram fatores decisivos. O VGD e o Café foram bem avaliados, e isso nos anima”, afirmou.
Prochet destacou ainda que a escolha de Londrina como base pode gerar investimentos e visibilidade internacional. “Além de possíveis aportes financeiros e novos negócios, a cidade ganha muito em visibilidade, com holofotes mundiais voltados para um local que pode ser a casa de uma seleção durante o Mundial”, completou.
Processo de escolha
A definição dos 32 centros de treinamento (CTs) que receberão as seleções seguirá várias etapas:
Definição da FIFA sobre critérios e cronograma;
Análise preliminar dos CTs;
Visitação das seleções nas cidades;
Escolha das três opções preferenciais por cada seleção;
Nova avaliação da FIFA;
Anúncio oficial dos 32 CTs.
A decisão final sobre os centros de treinamento será anunciada seis meses antes da competição. A estreia da Copa está marcada para 27 de junho de 2027.