Fiocruz detecta dengue tipo 3 no Brasil após 15 anos sem epidemia; um dos casos é no Paraná
Caso registrado em Curitiba foi importado do Suriname, segundo secretaria. Outros três casos foram em Roraima, correspondem a pacientes que se infectaram localmente e que não tinham histórico de viagem

Um estudo da Fiocruz identificou quatro casos de pessoas infectadas pelo sorotipo 3 do vírus da dengue neste ano no Brasil. O país não registra epidemias da doença provocadas por essa cepa há mais de 15 anos. Especialistas temem uma nova onda da enfermidade provocada pela circulação desse subtipo. A dengue tem quatro sorotipos. Uma vez infectada por um deles, a pessoa tem imunidade temporária apenas para esse subtipo, podendo se contaminar por outras cepas.
Greca anuncia compra de 70 ônibus elétricos para Curitiba em workshop sobre eletromobilidade
Os pesquisadores encontraram o sorotipo 3 em análises genéticas de três pessoas com dengue de Roraima, na região norte; e uma no Paraná, no sul do Brasil. Os casos de Roraima são todos autóctones, ou seja, os pacientes se infectaram no estado, uma vez que não apresentavam histórico de viagem. Já no Paraná, a pessoa diagnosticada com a doença tinha vindo do Suriname.