Freira de 82 anos é morta em convento no Paraná; suspeito é preso em flagrante
Crime ocorreu em instituição religiosa em Ivaí; polícia apura possível violência sexual

A freira Nádia Gavanski, de 82 anos, integrante da congregação Servas de Maria Imaculada, foi assassinada após a invasão de uma instituição de repouso religiosa em Ivaí, na região de Ponta Grossa. O crime ocorreu após um homem entrar no local, cometer o homicídio e fugir na sequência. O suspeito, identificado como Marquiano Palhano, foi localizado nas proximidades e preso em flagrante pela polícia. Segundo as autoridades, ele foi reconhecido por testemunhas e teria confessado o crime.
O crime aconteceu perto das 13h30 da tarde, depois que o homem pulou o muro do convento. Segundo o delegado Lucas Andraus, o suspeito foi flagrado pela freira, que questionou a presença dele no local. O homem então disse à irmã Nadia Gavasnki que estava ali para trabalhar. Percebendo que a freira não acreditou em sua explicação, o homem a empurrou. De acordo com a Polícia Civil, o preso relatou que asfixiou a vítima, já caída no chão, quando ela começou a gritar. O delegado afirma que não há indícios suficientes que apontem para uma tentativa de furto. Em interrogatório, o investigado relatou ter passado a madrugada consumindo drogas e bebidas alcoólicas.A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso, que causou grande comoção na comunidade local.
Segundo a nota de pesar emitida pela congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, a irmã Nadia Gavanski se dedicou à vida religiosa por 55 anos. “Que Deus lhe conceda o descanso eterno”, conclui a nota. A freira tinha 82 anos de vida. A cerimônia de despedida será realizada neste domingo (22), às 15h em Prudentópolis.

