Frente fria avança no Paraná com temporais, ventos fortes e previsão de geadas e frio intenso
Estado registra rajadas de vento acima de 90 km/h e pode ter geada negra com temperaturas de até -4°C nesta semana

Uma frente fria avançou sobre o Paraná entre a noite de domingo (22) e a manhã de segunda-feira (23), provocando temporais, ventos de até 93,9 km/h e chuvas superiores a 70 mm em algumas regiões. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado), os ventos mais intensos foram registrados em Santa Maria do Oeste, Ponta Grossa e Laranjeiras do Sul. Já os maiores volumes de chuva caíram em Cruzeiro do Iguaçu, Guarapuava (Entre Rios) e Laranjeiras do Sul.
A instabilidade segue nesta segunda, com pancadas de chuva e temporais localizados, especialmente no Norte Pioneiro. Em seguida, uma massa de ar polar começa a atuar, trazendo as temperaturas mais baixas do ano até agora, com mínimas negativas e possibilidade de geadas. A estimativa é que o fenômeno seja mais intenso em cidades das regiões centro e do sul – onde os termômetros podem chegar a até -5ºC em alguns pontos e ainda pode ser registrada a chamada “geada negra”, de acordo com o órgão.
Na terça-feira (24), cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e Guarapuava devem registrar até -4°C, enquanto Curitiba, Lapa e Campo Largo podem chegar a -2°C, com sensação térmica ainda menor. Também há risco de geada negra, que afeta diretamente a agricultura ao congelar internamente as plantas.
Na quarta-feira (25), o frio persiste e há previsão de geada forte no Centro-Sul e Sudoeste. A partir da tarde, novas chuvas voltam a atingir o estado, se espalhando pelas demais regiões até a noite. A instabilidade segue na quinta e sexta-feira, com tempo fechado, chuvas a qualquer hora e baixa amplitude térmica. Os maiores acumulados são esperados no Oeste e Sudoeste.
No final de semana, uma nova frente fria promete derrubar novamente as temperaturas, principalmente no domingo, com mínimas próximas ou abaixo de 0°C na metade sul do estado. A previsão atualizada pode ser conferida no site do simepar, além da opção do Alerta Geada, ferramenta que prevê o fenômeno com até 72 horas de antecedência.

