Frio intenso e geada devem atingir o Paraná na próxima semana

Simepar alerta para queda brusca de temperatura em várias regiões; municípios do centro-sul e Campos Gerais podem registrar geada e mínimas abaixo de zero

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

O Paraná recebeu nesta semana a primeira previsão oficial de frio extremo para 2025, com temperaturas podendo atingir -2ºC em algumas regiões do estado, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A previsão é para o dia 23 de maio (sexta-feira), quando cidades como Inácio Martins devem registrar mínima de -2ºC, enquanto General Carneiro, Irati, Rio Azul, Rebouças, Pinhão, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Bituruna podem marcar -1ºC.

A queda nas temperaturas atinge principalmente municípios do centro-sul e Campos Gerais, onde localidades como Ponta Grossa, Prudentópolis e Guarapuava devem amanhecer com 0ºC, e Palmas com 1ºC. A capital Curitiba e Londrina também sentirão o impacto, com mínima prevista de 3ºC mesmo dia. Segundo o Simepar, há previsão de geada para todas essas regiões.

A mudança no clima ocorre de forma rápida: Inácio Martins, por exemplo, deve passar de 15ºC na quarta (21) para apenas 2ºC na quinta (22), um dia antes da queda ainda mais intensa. “A partir do dia 20 de maio, um novo sistema frontal avança pela região Sul do país, retomando as condições de instabilidade no Paraná”, informou o Simepar.

Até então, o dia mais frio do ano havia sido 29 de abril, quando General Carneiro registrou -0,1ºC, acompanhado de geada na cidade e também em Palmas. A recomendação é que a população fique atenta às previsões meteorológicas atualizadas e adote medidas de proteção contra o frio, especialmente em comunidades mais vulneráveis.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9