Fumaça branca no Vaticano: novo Papa é escolhido após terceira votação do conclave
decisão foi considerada rápida, já que esta foi apenas a terceira votação desde o início do conclave, que começou na quarta-feira (7)

No início da tarde desta quinta-feira (8), a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, anunciando ao mundo que um novo Papa foi eleito. O sinal, acompanhado pelo toque dos sinos, confirma que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um acordo sobre quem será o novo líder da Igreja Católica. A decisão foi considerada rápida, já que esta foi apenas a terceira votação desde o início do conclave, que começou na quarta-feira (7). Ao todo, 133 cardeais estão isolados participando do processo de escolha. Para que um novo Papa seja eleito, é necessário que pelo menos dois terços dos cardeais — ou seja, 89 votos — sejam direcionados ao mesmo nome.
O conclave é realizado sob total sigilo e não há prazo determinado para a escolha. A fumaça branca marca o momento em que o consenso é alcançado, diferentemente da fumaça preta, vista nas votações anteriores, que indica indefinição. Ainda não foi divulgado oficialmente quem é o sucessor do Papa Francisco, mas o mundo todo acompanha com grande expectativa o anúncio oficial, que deve ser feito ainda hoje. A cobertura completa, com os próximos desdobramentos e detalhes sobre o novo Papa, você acompanha na programação da Paiquerê FM 98.9 e nas redes sociais da emissora.