Fumacê começa e Felippe Machado alerta para eminente risco de epidemia de dengue em Londrina
A última epidemia no município foi no ano passado

O secretário de Saúde de Londrina revelou, há pouco (19), que os riscos de uma epidemia de dengue no município são altos. Ele faz uma apelo a toda a população, que ajuda no combate à dengue. As ações do Fumecê começam hoje na cidade! Ainda assim, Machado diz que não é suficiente para evitar que a proliferação dos mosquitos contaminados. A última epidemia no município foi no ano passado.
O secretário comenta que os veículos de ação do fumacê já estão em Londrina e cerca de 700 litros do veneno serão usados para o combate do mosquito adulto, em vários ciclos e regiões da cidade, nos próximos 15 dias. Aliado ao fumacê e à colaboração da sociedade, haverá multirões para remover os criadouros em locais críticos.
O Índice de Infestação Vetorial Predial do município de Londrina mostra que a região leste apresenta índice de 5,08%; região sul, 3,41%; Central e Oeste, 2,90%; e região Norte, 2,81%. Os parâmetros mostram: índice satisfatória abaixo de 1, alerta entre 1 e 3,9 e de risco acima de 3,9. A média de todas as regiões da cidade ficou em 3,40%.
Outro dados importante descoberto é que 84% dos criadouros estão em bebedouros de animais, vasos de plantas e água de chuva armazenada; e 16% em recipientes de degelo em geladeiras e pequenas fontes ornamentais.
Casos de dengue em 2024
Somente neste ano já foram confirmados 104 casos em Londrina, e mais de 1 mil estão em análise. Nenhum óbito foi registrado. Disque denúncia funciona pelo fone 088-4001893.