Os funcionários das agências dos Correios em Londrina (PR) fizeram uma paralisação na manhã desta quinta-feira (08). Os trabalhadores estão reivindicando a recomposição salarial, com a proposta de um reajuste de 6,05% a partir de janeiro de 2025, a categoria busca compensar perdas salariais de 2021 e avançar nas questões econômicas. O representante do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Diego Alexandre, destavou que os funcionários pedem ainda a reimplantação do “Correios Saúde”, plano assistencial que foi terceirizado e apresentou aumento nos custos, dificultando o acesso dos funcionários ao benefício.
Outro ponto da mobilização é a realização de um novo concurso público, visto que o último ocorreu em 2011. A falta de novas contratações tem gerado insatisfação, especialmente considerando que o déficit de funcionários é significativo, como indicado pelo sindicato, que estima a necessidade de mais 3 mil vagas apenas no Paraná. A categoria deve se reunir no final da tarde desta quinta-feira (08), para decidir os próximos movimentos da paralisação ou retorno aos trabalhos.
Em nota, a empresa informou em nota que as agências estão funcionando normalmente em todo o País.
Ainda de acordo com o comunicado, já foram adotadas medidas como remanejamento de profissionais e realização de horas extras para cobrir as ausências pontuais e localizadas devido à paralisação anunciada pelo sindicato.