Fundação Araucária leva estudantes do Paraná a programa internacional de inovação em Portugal
A delegação brasileira é formada por estudantes da Rede de Clubes “Paraná Faz Ciência” e de instituições como a Unicentro. No total, 29 alunos participam do programa, sendo 10 brasileiros e 19 portugueses

Dez estudantes do Paraná foram recebidos em Matosinhos, Portugal, para participar do programa internacional Sustainable Innovators (SLI). A iniciativa é uma parceria da Fundação Araucária com o centro de inovação português CEiiA. As atividades começam nesta segunda-feira (14) e seguem até 8 de agosto.
Os selecionados — alunos do ensino médio e universitários — integram a edição 2025 do programa, que tem como tema central a exploração espacial e seus impactos para soluções sustentáveis na Terra. Os jovens vão trabalhar na Missão Terraluna, que propõe desenvolver tecnologias aplicáveis tanto na Lua quanto em comunidades sustentáveis terrestres.
A delegação brasileira é formada por estudantes da Rede de Clubes “Paraná Faz Ciência” e de instituições como a Unicentro. No total, 29 alunos participam do programa, sendo 10 brasileiros e 19 portugueses.
Para a coordenadora da Rede e representante da Fundação Araucária no evento, Débora Sant’Ana, a iniciativa contribui diretamente na formação de lideranças. “Eles voltam para suas escolas e universidades com mais conhecimento, senso de liderança e capacidade de trabalho em equipe”, destacou.
A ação faz parte do esforço da Fundação Araucária de promover a internacionalização de programas científicos e ampliar oportunidades para jovens talentos paranaenses.