Galinha de estimação passa por reversão sexual no RS e ganha aparência de galo
Fenômeno raro foi identificado em São Lourenço do Sul; ave, chamada Liebling, vive há 10 anos com a mesma família

Uma galinha de estimação surpreendeu uma família em São Lourenço do Sul, no Sul do Rio Grande do Sul, ao apresentar um fenômeno raro de reversão sexual. A ave, carinhosamente chamada de Liebling, passou por uma transformação gradual ao longo dos últimos meses, adquirindo características físicas de um galo — como penas mais longas, crista e esporão. O caso foi registrado no quintal do comerciante Moisés Andersen Alencastro, onde a galinha vive há cerca de 10 anos. Segundo ele, as mudanças começaram no ano passado, de forma sutil. “De repente, ela começou a mudar, começou a aparecer essas penas maiores”, relatou.
A explicação para o fenômeno foi dada pelo médico veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Eduardo Antunes. Segundo ele, trata-se de uma alteração hormonal causada por um problema no ovário esquerdo da ave, que normalmente é o único funcional nas galinhas. Com a perda dessa função, o ovário direito — normalmente atrofiado — pode se desenvolver e formar um “ovo-teste”, estrutura que mistura características de ovário e testículo, gerando produção de hormônios masculinos.
Com o aumento da testosterona, a transformação visual se intensifica. Ainda assim, Liebling segue sendo uma galinha, embora tenha deixado de botar ovos. Moisés, que foi aluno do professor Eduardo, lembrou das aulas sobre o tema e procurou o ex-professor para confirmar a suspeita. Casos como o de Liebling são extremamente raros, podendo ocorrer em apenas uma a cada 10 mil galinhas, e já foram registrados em outros países, como a Inglaterra. Apesar da nova aparência, Liebling continua recebendo o mesmo carinho e atenção de sempre.