Ginasta de Londrina, de 15 anos, disputa o mundial de ginástica rítmica na Romênia
Yumi Moriyama, de 15 anos, está na Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica, que disputará a competição. A treinadora da seleção no mundial também já foi bolsista do programa, nas edições de 2020 e 2021. Programa do Governo do Paraná apoia a atletas e técnicos com bolsas financeiras

A ginasta de Londrina, Yumi Moriyama, de 15 anos, foi convocada pela Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica para a disputa do mundial da categoria, que acontece entre os dias 7 e 9 de julho em Cluj-Napoca, na Romênia. A bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica embarca no primeiro dia do mês em busca de mais uma conquista. A treinadora da Seleção Brasileira no mundial, Juliana Coradine, também teve apoio do Estado. Ela foi contemplada pelo programa nas edições de 2020 e 2021.
Criado pelo Governo do Estado, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa financeira para atletas e técnicos e conta com o patrocínio exclusivo da Copel. Neste ano, o programa está em sua 12ª edição. Desde que foi criado, há 12 anos, o investimento total chega a R$ 50 milhões.
Yumi começou a treinar aos 6 anos de idade. Foi convocada pela Seleção Brasileira Juvenil pela primeira vez em 2022, passando a compor a equipe em todas as competições do ano. A primeira foi o Pan-Americano no Rio de Janeiro, em julho, quando ajudou a Seleção Brasileira de conjunto (composto por seis atletas) a conquistar quatro medalhas de ouro. Na sequência, participou do Sul-Americano, na Colômbia, de onde a seleção trouxe mais quatro ouros. No Pan-Americano no México, a Seleção Brasileira conquistou dez medalhas de ouro, sendo três com participação de Yumi Moriyama: no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no de cinco bolas.
Com informações da AEN.