Gleba Palhano passa a contar com monitoramento por câmeras integrado à Guarda Municipal

Sistema com mais de 70 câmeras já cobre 60% dos condomínios e utiliza inteligência artificial para prevenção de crimes

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa / GM

A Guarda Municipal de Londrina começou a receber, nesta quarta-feira (04), as imagens de câmeras de monitoramento instaladas por moradores e comerciantes da Gleba Palhano, zona sul da cidade. O projeto, fruto de uma parceria com a Associação Alto da Palhano e empresas privadas, busca reforçar a segurança do bairro com o uso de tecnologia e integração com as forças de segurança. Neste primeiro momento, cerca de 60% dos condomínios da região já estão integrados ao sistema, que conta com mais de 70 câmeras distribuídas em 34 postes estrategicamente posicionados. A iniciativa foi desenvolvida com apoio de uma empresa privada, que investiu aproximadamente R$ 150 mil na instalação dos equipamentos, enquanto a associação assumiu os custos anuais do software, estimados em R$ 30 mil.

A Associação Alto da Palhano representa 18 condomínios localizados entre a Avenida Ayrton Senna e a PR-445, abrangendo também as ruas Ernâni Lacerda de Athayde e Toshio Imai. As câmeras utilizam inteligência artificial para leitura de placas de veículos em tempo real, permitindo respostas mais rápidas e eficazes em situações de suspeita ou flagrante. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, outras associações e empresas privadas já demonstraram interesse em aderir ao modelo, o que deve ampliar ainda mais a rede de monitoramento na cidade.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9