GO SRP celebra lançamento do novo ciclo com startups selecionadas na ExpoLondrina 2025
A cerimônia reuniu representantes do ecossistema de inovação, pesquisadores e investidores do setor agropecuário para prestigiar as nove startups selecionadas durante o Hackathon Smart Agro, ocorrido na ExpoLondrina

A Sociedade Rural do Paraná (SRP) realizou na quinta-feira (22), o lançamento oficial do ciclo 2025 da aceleradora GO SRP, no Recinto Milton Alcover no Parque Ney Braga Eventos. A cerimônia reuniu representantes do ecossistema de inovação, pesquisadores e investidores do setor agropecuário para prestigiar as nove startups selecionadas durante o Hackathon Smart Agro, ocorrido na ExpoLondrina 2025.
O novo ciclo tem como objetivo impulsionar startups de base científica – conhecidas como deeptechs – com alto potencial de impacto no agronegócio. Com forte presença de projetos em biotecnologia, a edição de 2025 reflete o crescente interesse de investidores por soluções inovadoras e sustentáveis para o campo.
O presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre, destaca o papel estratégico da aceleradora no fortalecimento do ecossistema de inovação na cidade. “A GO SRP é a continuidade de um compromisso com o futuro – uma resposta concreta às demandas de um agro mais tecnológico, sustentável e inteligente. Nossa missão é transformar ideias em soluções, e soluções em impacto real para o produtor e para toda a cadeia do agronegócio.”
Das startups selecionadas, quatro são formadas por equipes de Ensino Médio e Graduação (Yogucap, AgroSeal, Remush e Silko), e cinco por pesquisadores de Pós-Graduação (Nanogrow, CarneTech, Tubera, Casca Viva e Carbonova). Juntas, representam sete áreas do conhecimento: Agronomia, Engenharia de Materiais, Biotecnologia, Saúde e Proteção Animal, Química, Ciência de Alimentos e Engenharia Mecânica.
Um dos destaques desta edição é a significativa presença feminina no programa: das 36 pessoas envolvidas nas startups, 24 são mulheres. O dado reforça o compromisso da GO SRP com a diversidade e o incentivo à liderança feminina em um setor historicamente masculino.
“Este ciclo tem um valor simbólico e estratégico muito forte. Estamos falando de deeptechs com potencial real de transformar o agro. E o mais inspirador é ver quem está puxando esse movimento: elas representam 66% das pessoas envolvidas. Isso mostra que a inovação no agro também está sendo liderada por mulheres, e que estamos construindo um futuro mais diverso, representativo e conectado com a realidade do setor”, reforça Tatiana Fiuza, diretora de inovação da SRP.
O gerente executivo da Evoa, Matheus Cesco, também participou do evento e destacou a importância da parceria. “Acreditamos muito nessa premissa de inovação que gera resultados. É com essa mentalidade que trazemos nosso método para Londrina e essa jornada vai ser incrível e eu tenho certeza absoluta que vamos gerar muitos frutos que vão elevar a cidade para um patamar global.”
O programa de aceleração será dividido em duas etapas – pré-aceleração e aceleração – com apoio metodológico da Evoa, reconhecida aceleradora paranaense.
Sobre a GO SRP – A GO SRP é a aceleradora de inovação da Sociedade Rural do Paraná, sediada no Parque Tecnológico SRP Valley, em Londrina (PR). Criada com o propósito de transformar ciência em soluções aplicáveis ao agronegócio, a GO SRP já contribuiu com a jornada de startups como TatilFish e Dioxd, hoje referências em inovação no campo. Com informações da assessoria de imprensa.