Google desativa alerta de terremotos do Android no Brasil após alarme falso

Usuários de MG, RJ e SP receberam notificação errada na madrugada...

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

O Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após um alarme falso ser enviado na madrugada desta sexta-feira (14) para usuários dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A notificação alertou sobre um suposto terremoto no mar na região de Ubatuba (SP), o que não ocorreu.

A empresa pediu desculpas pelo erro e afirmou estar investigando as causas da falha. O Google reforçou que o sistema Android de alertas sísmicos é complementar e não substitui sistemas oficiais , como os alertas climáticos enviados pela Defesa Civil e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) . O serviço permanecerá desativado no país até que a análise do problema seja concluída.

Veja a nota do Google na íntegra:

O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9