Governador anuncia pacote de ações de prevenção à violência nas escolas
Entre as ações, estão a ampliação da presença de policiais no ambiente escolar e dos sistemas de monitoramento por câmera, treinamento para servidores da educação e criação de um comitê intersetorial para monitoramento dos colégios

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta quinta-feira (13), uma série de medidas voltadas para prevenir a violência nas escolas. As ações incluem o aumento da presença das estruturas de segurança pública no ambiente escolar e uma maior integração entre os órgãos estaduais.
Serão investidos recursos para ampliar o patrulhamento policial, treinamento dos servidores escolares, videomonitoramento das escolas, ampliação do suporte psicológico aos alunos e docentes, e repasse direto de R$ 20 milhões em recursos aos diretores, para que possam adquirir equipamentos que reforcem a estrutura de segurança.
Violência nas escolas: como falar com crianças e adolescentes
O programa Escola Segura será ampliado de 112 para 300 escolas, com cerca de 5,6 mil policiais militares atuando nas escolas paranaenses. O Estado também pretende quase dobrar o número de Colégios Cívico-Militares para 400, com investimento adicional de R$ 30 milhões ao ano.
O Paraná também investirá em tecnologia para aumentar o monitoramento com a instalação de novas câmeras do programa Olho Vivo. Os professores poderão acionar o Botão do Pânico através do Registro de Classe Online (RCO), sistema já utilizado pelos docentes para controle de frequência e notas dos estudantes, além dos planos de aula. O Botão do Pânico está vinculado ao aplicativo 190 PR, da Polícia Militar.
Educação transmite hoje palestra sobre Segurança na Escola
O Estado também vai contratar novos profissionais e bolsistas da área de psicologia para atuarem no suporte a professores e estudantes, em uma atividade de prevenção e identificação de potenciais riscos. O Estado instituiu o Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná, formado por representantes da Casa Civil, das secretarias estaduais da Comunicação, Segurança Pública, Educação, Justiça e Cidadania e Desenvolvimento Social e Família, além da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR).
Com informações da AEN.