Governo anuncia fim das restrições da Rússia à importação de carne bovina brasileira
O bloqueio havia sido decretado por caso de "vaca louca" no Pará

O governo federal anunciou hoje (7), o fim das restrições impostas pela Rússia à carne bovina brasileira em razão de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como “vaca louca”, no estado do Pará. Em 1º de março, a Rússia restringiu a importação de carne bovina proveniente de animais com mais de 30 meses de idade daquela região.
Lula exclui Correios e mais seis estatais do programa de Privatização
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, a forma atípica da doença, que ocorreu naturalmente e espontaneamente no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e não justifica restrições à importação, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
O MRE, juntamente com as adidâncias agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em países estratégicos, continua trabalhando desde a ocorrência do caso de EEB para evitar o fechamento indevido de mercados. Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia totalizaram cerca de US$ 165 milhões, correspondentes a 24 mil toneladas do produto.