A Secretaria Estadual de Educação do Paraná homologou nesta semana as instituições privadas que irão integrar o programa Parceiro da Escola. As empresas Apogeu, Positivo e Salta foram selecionadas via chamamento público e serão responsáveis por administrar 82 escolas estaduais, oferecendo suporte para obras de manutenção, reparos, gestão de serviços administrativos e coordenação de equipes terceirizadas, como limpeza e segurança.
O programa, que passou por um processo de consulta pública marcado por debates e decisões judiciais, obteve aprovação em 11 escolas e rejeição em outras 83. No entanto, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) considerou como parte do programa todas as instituições onde não foi alcançado o número mínimo de votantes estipulado pela resolução, chegando a um total de 82 escolas.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Roni Miranda, o programa Parceiro da Escola entrará em vigor já em janeiro. Miranda destacou a transparência do processo e o potencial de melhoria na infraestrutura e gestão das escolas participantes. Em Londrina, três instituições aprovaram a adesão ao programa: as escolas Kazuco Ohara, Nossa Senhora de Lourdes e Willie Davids.