Governo do Estado implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL
A Agência terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela universidade

A Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) foi oficialmente implementada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), nesta quarta-feira (29). A agência irá apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, visando estimular o desenvolvimento regional com base no conhecimento produzido pela universidade.
Rádio Notícias 1 e 2 estão disponíveis para ouvir quando quiser!
A Ageuni funcionará em conjunto com a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no campus universitário, e estreitará o relacionamento da academia com o setor produtivo e o governo, atendendo a demandas prioritárias indicadas pela sociedade civil.
Em todo o Paraná, sete agências do gênero serão criadas, todas com sede em uma das universidades estaduais. O secretário da Seti, Aldo Bona, explicou que a ideia da Ageuni partiu da necessidade apontada pelo Poder Executivo, presente no Plano de Governo, de utilizar a estrutura das instituições de ensino superior públicas para atender às necessidades regionais. A Ageuni deverá ser a porta de entrada para que a sociedade apresente uma demanda em nome do desenvolvimento do estado.
UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo
O Conselho Gestor ouvirá as necessidades apontadas e identificará as expertises existentes na academia para apresentar soluções efetivas. O objetivo é que a universidade compreenda o que a sociedade busca, ordenando a oferta e a demanda. O Comitê Gestor Regional da região do Médio Paranapanema, composto por representantes da Seti, UEL, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Fecomércio, Faciap, Fetranspar, Ocepar, Estação 43, Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), teve 17 membros empossados pelo secretário da Seti, Aldo Bona, durante o evento.
Com informações da AEN.