Governo do Paraná libera R$ 5 milhões para municípios fortalecerem políticas públicas a pessoas com deficiência
O objetivo é apoiar ações como combate à violência, promoção de saúde, educação, cultura, esporte, inclusão social e capacitação para profissionais que atendem pessoas com deficiência

O Governo do Paraná anunciou na última terça-feira (08), que as cidades do Paraná que têm fundo municipal, plano e Conselho da Pessoa com Deficiência, poderão acessar até R$ 5 milhões para fortalecer políticas públicas voltadas a esse público. Os recursos, regulamentados em novembro de 2023, serão repassados via Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede/PR).
Até agora, 21 municípios atendem aos requisitos necessários para receber o repasse, que será feito na modalidade fundo a fundo. O objetivo é apoiar ações como combate à violência, promoção de saúde, educação, cultura, esporte, inclusão social e capacitação para profissionais que atendem pessoas com deficiência. Para acessar os recursos, os municípios devem preencher o Termo de Adesão e o Plano de Ação até 23 de outubro, no sistema do Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento Estadual Fundo a Fundo – SIFF, disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família. Eles também precisam comprovar a criação do Conselho Municipal, a nomeação dos conselheiros, e a aprovação de um plano de ação disponível para consulta pública.