Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim após 235 dias
Cerca de 300 médicos, o que representa 10% da categoria, estavam parados desde agosto do ano passado – a maior greve já registrada na área

Depois de 235 dias de greve, os médicos peritos do INSS decidiram encerrar a paralisação nesta sexta-feira (11). O atendimento nas agências será normalizado a partir de segunda-feira (14). Com o acordo, os profissionais vão repor os dias parados, e o governo irá devolver os salários cortados durante a greve. Cerca de 300 médicos, o que representa 10% da categoria, estavam parados desde agosto do ano passado – a maior greve já registrada na área.
A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) informou que o acordo ficou abaixo do esperado, mas destacou pontos positivos como a devolução dos salários e o fim de possíveis punições. A principal reivindicação era o cumprimento de um acordo feito em 2022.
Investigações e decisões judiciais
Durante a greve, os salários foram suspensos e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve essa decisão. O Supremo Tribunal Federal (STF) também pediu uma investigação sobre possíveis abusos no movimento grevista.
Como agendar atendimento
Quem precisar de atendimento pode usar:
O aplicativo Meu INSS
O telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h)
Para casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o INSS recomenda o uso do Atesmed, serviço online que permite enviar documentos médicos, sem necessidade de ir até uma agência. Com informações: Agência Brasil