Grupo de artesanato do Santuário Aparecida pede doações de lã para ações solidárias em Londrina
Voluntárias produzem toucas, meias e enxovais para pessoas em situação de rua e instituições sociais

Um grupo de artesanato formado por cerca de 20 mulheres, que se reúne semanalmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, iniciou as atividades de 2026 com um pedido especial à comunidade: a doação de lã e outros materiais de tricô e crochê. Os itens arrecadados serão utilizados na confecção de toucas e meias que serão doadas no meio do ano, período de temperaturas mais baixas, a pessoas em situação de rua e instituições de assistência social. Em 2025, o grupo produziu cerca de 200 peças, além de enxovais para recém-nascidos.
Segundo a coordenadora da pastoral, Kimiko Kawashima Matsuo, parte das voluntárias realiza o trabalho em casa, conciliando a produção com o cuidado dos netos. A atividade é focada principalmente no crochê, por permitir a confecção mais rápida das peças, e também contribui para ações comunitárias como a decoração da quermesse junina, da Festa da Padroeira e do Natal. As reuniões, além do caráter solidário, fortalecem o convívio entre as participantes.
As doações já beneficiaram instituições como o Hospital do Câncer de Londrina, a Casa de Apoio do Hospital Universitário da UEL e projetos sociais apoiados pelo Lions Club. Em 2024, o grupo também enviou toucas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone (43) 3329-1039 ou entregar as doações na Rua Grajaú, 257, Vila Nova, em Londrina.

