Grupo Pátria vence concessão do lote 1 das rodovias do Paraná
Grupo Pátria vence concessão do lote 1 das rodovias do Paraná | © Roberto Dziura

O Grupo Pátria venceu a disputa pela concessão do lote 1 do novo pedágio do Paraná durante o leilão na Bolsa de Valores em São Paulo nesta sexta-feira (25). A disputa pela concessão de 473 quilômetros das rodovias federais e estaduais do lote 1 ficou entre duas empresas.

A vencedora do leilão foi a concessionária que ofereceu a menor tarifa de pedágio. O contrato de concessão será de 30 anos. A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., controlada pelo Grupo Pátria, apresentou uma proposta de desconto de 18,25% na tarifa básica. O Consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, de 8,33%.

Abrangência do Lote 1

O novo lote atravessa diretamente 18 cidades:

  • Prudentópolis
  • Porto Amazonas
  • Guamiranga
  • Teixeira Soares
  • Fernandes Pinheiro
  • Imbituva
  • Ipiranga
  • Ponta Grossa
  • Curitiba
  • Lapa
  • Irati
  • Palmeira
  • Campo Largo
  • Balsa Nova
  • Araucária
  • Contenda
  • Almirante Tamandaré
  • Colombo

Os trechos contemplados têm, ao todo, cinco praças de cobrança em Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa.

De acordo com o governo estadual, a Pátria deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 1 estão:

Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

Com informações do G1.