O Grupo Pátria venceu a disputa pela concessão do lote 1 do novo pedágio do Paraná durante o leilão na Bolsa de Valores em São Paulo nesta sexta-feira (25). A disputa pela concessão de 473 quilômetros das rodovias federais e estaduais do lote 1 ficou entre duas empresas.
A vencedora do leilão foi a concessionária que ofereceu a menor tarifa de pedágio. O contrato de concessão será de 30 anos. A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., controlada pelo Grupo Pátria, apresentou uma proposta de desconto de 18,25% na tarifa básica. O Consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, de 8,33%.
Abrangência do Lote 1
O novo lote atravessa diretamente 18 cidades:
- Prudentópolis
- Porto Amazonas
- Guamiranga
- Teixeira Soares
- Fernandes Pinheiro
- Imbituva
- Ipiranga
- Ponta Grossa
- Curitiba
- Lapa
- Irati
- Palmeira
- Campo Largo
- Balsa Nova
- Araucária
- Contenda
- Almirante Tamandaré
- Colombo
Os trechos contemplados têm, ao todo, cinco praças de cobrança em Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa.
De acordo com o governo estadual, a Pátria deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 1 estão:
Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
Com informações do G1.