Guarda Municipal captura gato-maracajá em chácara de Arapongas pela segunda vez em curto período

Felino silvestre foi localizado na Estrada do Coqueiral; após avaliação técnica, animal foi devolvido ao seu habitat natural. População é orientada a não interferir e acionar os órgãos responsáveis

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), informa que o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal realizou nesta semana a captura de um gato-maracajá (Leopardus wiedii) em uma chácara situada na Estrada do Coqueiral. Este é o segundo registro do felino silvestre na mesma região em um curto intervalo de tempo. A ação ocorreu na última terça-feira (05), após acionamento da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma). O animal foi avistado nas proximidades de uma propriedade rural no Vale do Coqueiral, possivelmente atraído pela presença de animais domésticos.

No local, a equipe do GDA identificou que se tratava de um exemplar do gato-maracajá, espécie nativa da fauna brasileira, conhecida por seus hábitos de caça e, em determinadas circunstâncias, por predar pequenos animais domésticos. Após avaliação técnica do ambiente e das condições do felino, a equipe realizou a captura de forma segura e, em seguida, fez a soltura do animal em uma área de vegetação nativa, adequada ao seu habitat natural.

Orientação à população

O Grupamento de Defesa Ambiental reforça a importância de que a população não tente capturar ou afugentar animais silvestres por conta própria. Em casos semelhantes, a recomendação é entrar em contato com os órgãos ambientais responsáveis, que estão preparados para lidar com esse tipo de situação.

Os contatos disponíveis são:
(43) 3902-1194 / 3902-1196 (Seaspma)
153 (Guarda Municipal)

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.