Guarda Municipal de Londrina conclui semana de capacitação do Grupo Especial de Pronto Emprego
Treinamento de 52 horas contou com aulas teóricas e práticas, incluindo integração com a Polícia Civil

Entre os dias 9 e 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal (CFGM), promoveu uma semana de capacitação para os integrantes do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), unidade de apoio da corporação. O treinamento teve carga de 52 horas/aula e buscou atualizar os conhecimentos técnicos dos guardas municipais, aprimorando o atendimento à população. A programação incluiu módulos sobre procedimentos táticos, protocolos de cadeia de custódia, legislação aplicada, técnicas de patrulha, armamento e tiro, além de instruções de documentação operacional.
Uma das novidades foi a participação de delegados da Polícia Civil, que compartilharam experiências e técnicas aplicadas no dia a dia. O delegado da 10ª Subdivisão Policial, Dr. Rafael Souza Pinto, ministrou aulas de Balística e Armamento e Tiro, destacando a importância da atualização constante no uso e manutenção de armas e munições. Durante as atividades práticas, os guardas tiveram contato direto com o fuzil calibre 5.56 da fabricante Fire Eagle, aprendendo desde a desmontagem e nomenclatura das peças até os procedimentos para resolver falhas inesperadas. As instruções também contaram com o apoio dos GMs instrutores Luciano e Fabris.
Segundo o inspetor de Educação, Aperfeiçoamento e Ensino da GM, Bezerra, a prioridade foi garantir a excelência na formação. “Definimos que o estágio de qualificação priorizaria matérias essenciais para que os guardas estejam capacitados a oferecer um serviço de qualidade à população. Acredito que conseguimos cumprir essa determinação”, ressaltou.