Guarda Municipal de Londrina divulga balanço do 1º semestre com mais de 11 mil atendimentos e avanços na segurança
Relatório mostra aumento nas apreensões de drogas, cumprimento de mandados, ações nas escolas e investimento em capacitação dos agentes

A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou, nesta quarta-feira (30), o balanço das atividades da Guarda Municipal de Londrina (GML) referentes ao primeiro semestre de 2025. O relatório mostra que, entre janeiro e junho, foram registrados 11.824 atendimentos à população, abrangendo ocorrências de vandalismo, tráfico de drogas, perturbação do sossego, fiscalização e apoio no trânsito. Do total, 524 casos resultaram em encaminhamentos à Central de Flagrantes.
Dentre os destaques operacionais, está a continuidade da Operação Choque de Ordem, que atua na região central com reforço do patrulhamento e uso da nova base da GML no local. A ação tem sido fundamental para o combate à criminalidade e localização de foragidos da Justiça — foram 72 mandados de prisão cumpridos no período, número três vezes maior do que o registrado no mesmo semestre do ano passado.
A presença da GML também se intensificou em ações preventivas. As patrulhas escolares realizaram 3.602 rondas, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos da rede municipal. A Patrulha Maria da Penha atendeu 246 ocorrências de violência doméstica e efetuou 69 prisões em flagrante de agressores, reforçando o compromisso com a proteção das vítimas.
Nas ruas, o Grupamento de Trânsito fiscalizou 3.705 veículos, realizou 6.634 autuações, 490 remoções ao pátio municipal e aplicou 144 testes de etilômetro. O grupo também deu suporte em eventos, operações conjuntas e ações educativas.
Um dos pontos altos do semestre foi o combate ao tráfico de drogas: a Guarda Municipal apreendeu 95,4 quilos de entorpecentes — incluindo 85,8 kg de maconha, 6,7 kg de cocaína e 2,9 kg de crack. As apreensões envolveram o trabalho integrado de grupamentos como GEPE, GOC, Romucam, GMUC e Patrulha Rural, com atuação estratégica e o uso de cães farejadores.
A GML também intensificou a presença em eventos e operações integradas, com 886 ordens de serviço em colaboração com outras secretarias e órgãos de segurança. No campo da educação, o trabalho da Guarda Escolar Comunitária impactou mais de 6.800 pessoas com palestras sobre temas como bullying, violência e cidadania. Além disso, o projeto Guarda Municipal Mirim atendeu 230 crianças em quatro escolas municipais.
Já a Defesa Civil de Londrina, integrada à pasta, realizou 192 atendimentos relacionados a eventos climáticos e estruturais. O setor é responsável por emitir alertas e coordenar ações emergenciais em áreas de risco.
No aspecto interno, a GML investiu na capacitação dos agentes, totalizando 1.861 participações em treinamentos voltados a defesa pessoal, direitos humanos, saúde mental e segurança escolar. O setor administrativo também teve papel estratégico, promovendo melhorias na infraestrutura, aquisição de equipamentos e modernização da frota, além de gerir recursos de emendas e programas estaduais.