Guarda Municipal de Londrina recebe equipe de Ponta Grossa para intercâmbio no Canil
Encontro fortaleceu troca de experiências e resultou na apreensão de drogas durante operações em campo

Na última sexta-feira (7), a Guarda Municipal de Londrina, por meio do Grupo de Operações com Cães (GOC), recebeu três guardas municipais do Canil da GM de Ponta Grossa para um intercâmbio técnico. A visita permitiu a troca de conhecimentos sobre metodologias de formação dos cães, técnicas operacionais e patrulhamento especializado.
A GM de Londrina completou oito anos de atuação com cães farejadores neste mês de fevereiro e se destaca no combate ao tráfico de drogas, especialmente em áreas próximas a escolas, praças e prédios públicos. Já o Canil da GM de Ponta Grossa, criado em 2012, conta com três cães treinados para apoio às forças de segurança na cidade.
Para o supervisor do GOC, GM Jesse Bortoto, o intercâmbio fortalece a atuação dos agentes. “Compartilhar conhecimento é essencial. Atuamos em diversas áreas de risco, e nossos cães estão preparados para qualquer situação com eficiência. Dividir essa experiência com nossos colegas de farda é sempre gratificante”, afirmou.
O inspetor Giovani Martins, da GM de Ponta Grossa, destacou a importância do intercâmbio. “A troca de experiências foi excepcional e fundamental para aprimorarmos nosso trabalho. Sem dúvida, o Canil da GM de Londrina é uma referência para nós”, concluiu.
Além da troca de experiências, a visita contou com ações em campo no Jardim Colinas (região oeste) e no Conjunto Novo Amparo (região norte), resultando na apreensão de 4 kg de maconha, divididos em 806 porções. Durante a operação, um adolescente de 14 anos foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas. A operação contou com equipes da GMUC, GEPE, Trânsito, Rural e GOC da GM de Londrina, além do apoio da equipe de Ponta Grossa.