Guarda Municipal desmantela local de rinha de galos e resgata dezenas de animais em Londrina
Segundo a SEMA, as aves estavam confinadas em condições precárias

A Guarda Municipal de Londrina desmantelou, neste domingo (16), um local utilizado para a prática de rinha de galos na Rua São José, no Conjunto Santo André, na zona norte da cidade. A ação ocorreu após denúncia, e cerca de 70 aves foram localizadas em condições de maus-tratos. A estimativa, porém, é que o número seja ainda maior, segundo a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). No momento da chegada das equipes, várias pessoas fugiram para uma área de mata. De acordo com a corporação, três suspeitos foram encontrados logo depois, com indícios de participação na atividade ilegal, e encaminhados para a Delegacia.
Segundo a SEMA, as aves estavam confinadas em condições precárias. Muitos galos estavam feridos, presos em gaiolas pequenas e até dentro de caixas d’água cobertas por paletes. De acordo com a Sema, alguns animais apresentavam mutilações e lesões graves decorrentes de treinamentos e combates. Parte deles deve ser encaminhada ao hospital veterinário para avaliação. A secretaria informou que diversas aves não têm condições de sobrevivência devido à gravidade dos ferimentos e deverão ser submetidas à eutanásia. Outras serão destinadas a propriedades rurais interessadas em oferecer cuidados adequados e garantir o bem-estar dos animais.
Na manhã desta segunda-feira (17), equipes da Sema e da Guarda Municipal retornaram ao local para recolher os galos remanescentes e iniciar a demolição da estrutura usada na rinha, que incluía viveiros improvisados e espaços insalubres de armazenamento. As autoridades seguem apurando a participação dos envolvidos e trabalhando para identificar os demais responsáveis pelo crime ambiental.

