Guarda Municipal retoma ciclo de palestras e leva orientação sobre violência intrafamiliar a escolas de Londrina

Ação preventiva busca conscientizar alunos do 4º ano sobre os diferentes tipos de violência e como buscar ajuda

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (Gmec), retomou o ciclo de palestras preventivas nas escolas da rede municipal de Londrina. Neste segundo semestre, o tema trabalhado é a violência intrafamiliar, com foco especial nos alunos do quarto ano. O objetivo da ação é oferecer informação e orientação, ajudando as crianças a identificar sinais de violência — seja física, psicológica, sexual ou por negligência — e saber onde e como procurar ajuda. A iniciativa deverá alcançar as 88 escolas municipais da cidade até o fim do ano.

Durante as palestras, os guardas municipais utilizam uma abordagem didática e sensível, adequada à faixa etária das crianças. Segundo a supervisora da Gmec, Kawanna Lima, o cuidado é redobrado, já que muitos casos envolvem situações vivenciadas dentro do ambiente familiar. “É uma palestra que a gente vê que eles prestam atenção mesmo. Eles participam, interagem. Mas percebemos que, embora a violência física seja a mais conhecida, muitas dessas crianças estão sofrendo violência psicológica ou sexual e nem sabem como nomear isso. A ideia é ajudá-los a reconhecer e pedir ajuda”, explicou. No primeiro semestre, o ciclo abordou o tema bullying com os alunos do quinto ano — os mesmos que, em 2024, participaram da palestra sobre violência intrafamiliar, seguindo o planejamento pedagógico do grupamento escolar.

A atividade já passou pela Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, na região leste de Londrina. Para a professora Mariadney Correa de Oliveira Barreto, a ação teve um impacto significativo. “Eles entenderam melhor sobre essa questão da violência. Muitos vão levar esse conhecimento para casa e até ajudar colegas que estejam passando por situações difíceis. A interação foi grande, e a palestra foi muito produtiva. Agora eles sabem que têm a quem recorrer”, afirmou. A ação educativa é mais uma frente de atuação da Guarda Municipal para prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção da infância, promovendo cidadania e segurança desde a sala de aula.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9