Guardas municipais de Londrina concluem curso de proteção de autoridades em São Paulo
Capacitação abordou planejamento tático, defesa pessoal e atendimento de emergência

Dois guardas municipais de Londrina participaram da terceira edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, realizado entre 16 e 23 de fevereiro, em São Paulo. O treinamento, com 80 horas-aula, foi promovido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, em parceria com a GCM de Osasco. Representaram Londrina os GMs Jeferson e Moreira de Oliveira. A formação teve como foco o planejamento e execução de segurança para autoridades, abrangendo tópicos como saque velado, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar tático (APH), planejamento operacional e simulações de missões reais.
O evento contou com 28 participantes de 12 cidades e quatro estados (SP, GO, PR e SC), incluindo comandantes das guardas municipais de Londrina (PR), Caldas Novas (GO) e Cubatão (SP), além de um policial penal de Aparecida de Goiânia (GO). Segundo Jeferson, diretor da Guarda Municipal de Londrina, a qualificação fortalece a atuação da corporação em eventos oficiais. “Essa formação é fundamental para nós, pois frequentemente recebemos autoridades como Ministros de Estado e Governadores, além de realizarmos a segurança do prefeito de Londrina e de outras cidades. Estar preparado para atuar nesses eventos é essencial”, destacou.
O curso foi viabilizado pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM) e incluiu instrução teórica e prática, garantindo que os agentes estejam preparados para atuar em situações de risco e segurança de autoridades. O coordenador técnico do curso, GCM Richard (Osasco-SP), elogiou o comprometimento da Guarda Municipal de Londrina, destacando a presença frequente da corporação nos treinamentos e a liderança do diretor Jeferson, que participou como aluno. Com essa capacitação, Londrina agora conta com quatro agentes especializados na segurança de autoridades. Dois deles participaram da primeira edição do curso, em 2022. A coordenação geral do treinamento foi conduzida pelo Inspetor GCM Edilson, de Embu das Artes, com apoio técnico de GCM Richard, de Osasco, e instrutores de guardas municipais parceiras.