Hemepar solicita com urgência doações de sangue dos tipos O- e O+

A Rede Hemepar conta com 23 unidades distribuídas em todo o território paranaense e fornece hemocomponentes para 384 hospitais. Para maior conforto do doador, é importante agendar a doação com antecedência

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O Hemepar ressalta que, para maior conforto do doador, é importante agendar a doação com antecedência. Foto: Gilson Abreu/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), solicita doações de sangue dos tipos O+ e O- com urgência. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A Rede Hemepar conta com 23 unidades distribuídas em todo o território paranaense e fornece hemocomponentes para 384 hospitais.

Confira as unidades que necessitam de doações dos tipos O+ e O- com urgência: 1ª Regional de Saúde (RS) – PARANAGUÁ: Av. Gabriel de Lara, 481, Alto São Sebastião; 2ª RS – CURITIBA: Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV; 2ª RS – BIOBANCO: Rua Agostinho de Leão Junior, 108, Alto da Glória (Anexo ao Hospital de Clínicas); 3ª RS – PONTA GROSSA: Rua General Osório, 427, Centro; 6ª RS – UNIÃO DA VITÓRIA: Rua General Osório, 427, Centro; 7ª RS – PATO BRANCO: Rua Paraná, 1633, Centro; 8ª RS – FRANCISCO BELTRÃO: Rua Marília, 1327, Bairro Entre Rios; 9ª RS – FOZ DO IGUAÇU: Avenida Gramado, 364, Vila A; 13ª RS – CIANORTE: Av. Santa Catarina, 423, Centro, Zona 1; 16ª RS – APUCARANA: Rua Antônio Ostrensk, 3, Centro; 19ª RS – JACAREZINHO: Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, Centro; 21ª RS – TELÊMACO BORBA: Av. Marechal Floriano Peixoto, 250, Alto das Oliveiras.

O Hemepar ressalta que, para maior conforto do doador, é importante agendar a doação com antecedência. O agendamento pode ser realizado online, por meio do site da Sesa. No ano passado, a Hemorrede registrou 202 mil doações, numa média de mais de 16,8 mil doações por mês. Este ano, até agora, a Rede já registrou 133 mil doações, o que corresponde a uma média de quase 18 mil bolsas de sangue por mês. O sangue captado na Hemorrede é utilizado para atender a demanda de 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

“O estoque adequado de todos os tipos sanguíneos é fundamental para o funcionamento das unidades hospitalares. Para garantir os estoques adequados dos tipos O+ e O-, solicitamos o apoio da população para realizar a doação”, afirmou a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa. Cada doação gera, em média, de 450 ml a 470 ml de sangue e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado). Assim, uma única bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas.

QUEM PODE DOAR – Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano. O doador deve pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9