Hemocentro de Londrina alerta para estoques baixos e anuncia novo posto no Centro da cidade
Tipos O positivo e O negativo são os mais críticos; unidade terá horário especial no fim de ano e prepara ampliação para

O Hemocentro de Londrina se prepara para inaugurar, no próximo ano, um posto descentralizado na região central da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso dos doadores e ampliar a captação de sangue. O novo posto descentralizado, está sendo construído na Rua Prefeito Hugo Cabral, no Centro de Londrina, terá capacidade para captar até 120 bolsas de sangue por dia, contribuindo de forma significativa para a recomposição dos estoques e ampliando a comodidade para os voluntários.
Apesar da expansão planejada, a unidade faz um alerta para os estoques baixos, especialmente dos tipos O positivo e O negativo, considerados essenciais para atendimentos de urgência. A demanda por bolsas de sangue segue elevada devido à manutenção de serviços estratégicos da rede de saúde, como cirurgias eletivas, atendimentos de urgência e emergência e o funcionamento contínuo do Centro de Tratamento de Queimados, que não entram em recesso no fim de ano. O tipo O positivo, mais comum na população, e o O negativo, doador universal, são atualmente os mais críticos em disponibilidade.
Durante o período de fim de ano, o Hemocentro funcionará em horários especiais. Nos dias 24 e 25 de dezembro, a unidade estará fechada. Entre os dias 26 e 30 de dezembro, o atendimento será das 8h às 18h. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, o funcionamento será até as 13h, e no dia 1º de janeiro de 2026, não haverá atendimento. A unidade reforça o apelo para que doadores, especialmente dos tipos O+ e O-, compareçam para contribuir com a manutenção dos estoques e garantir o atendimento à população.

