Hércules: aranha australiana de 8 centímetros é uma das mais mortais do mundo
Encontrada no norte de Sydney, a aranha-teia-de-funil macho batizada de “Hércules” é a maior já registrada na Austrália. Além do tamanho, sua picada é considerada letal em poucos minutos

A Austrália, conhecida por abrigar alguns dos animais mais perigosos do planeta, acaba de registrar um novo recorde: a descoberta da aranha Hércules, um macho da espécie teia-de-funil (Atrax robustus), que mede impressionantes 7,9 centímetros.
O animal foi localizado a cerca de 80 quilômetros ao norte de Sydney e levado para o Australian Reptile Park, único local no país que realiza extração de veneno para a produção de antiveneno. De acordo com especialistas, o exemplar é o maior já encontrado da espécie, normalmente com tamanho entre um e cinco centímetros.
As aranhas-teias-de-funil são consideradas extremamente perigosas: agressivas, com presas grandes e capazes de se empinarem quando ameaçadas. Sua mordida pode matar uma pessoa em apenas 15 minutos. Ao todo, 13 mortes já foram atribuídas a essa espécie.
Segundo Emma Teni, especialista do parque, receber aranhas grandes para estudo é comum, mas encontrar um exemplar do porte de Hércules é algo raro e valioso. Pelo tamanho, ele pode fornecer grande quantidade de veneno, aumentando a capacidade de produção do antídoto que, segundo o zoológico, salva até 300 vidas por ano.
Apesar do temor, o trabalho de conservação e pesquisa com essas aranhas é essencial para garantir a produção de antiveneno e reduzir os riscos de acidentes fatais no país.
📌 Com informações: Australian Reptile Park e Museu Australiano