Hospital de Londrina realiza primeira cirurgia cardíaca robótica pelo SUS no interior do Paraná

Procedimento pioneiro garante recuperação mais rápida e amplia acesso à tecnologia de ponta na saúde pública

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Hospital Evangélico de Londrina entrou para a história ao realizar a primeira cirurgia cardíaca robótica em um paciente do SUS no interior do Paraná. O procedimento foi feito em Rodrigo Otavio, 40 anos, diagnosticado com Forame Oval Patente, condição em que uma abertura no coração não se fecha completamente. O paciente já havia sofrido dois AVCs recentemente.

Com a técnica robótica, a recuperação é muito mais rápida do que na cirurgia tradicional. Enquanto o método convencional exige até 6 dias de internação e 3 meses de recuperação, Rodrigo deixou o centro cirúrgico consciente, deve ter alta em 4 dias e poderá voltar ao trabalho em cerca de 15 dias. A cirurgia foi conduzida pela equipe de Cirurgia Cardíaca do hospital, chefiada pelos médicos Dr. Edgar Vidotti, Dr. Márcio Henrique Cardoso e Dr. Felipe Jazbik.

O feito coloca Londrina no caminho para se tornar referência nacional em cirurgia robótica, em patamar semelhante a hospitais como Albert Einstein e Sírio-Libanês. A expectativa é de que, até o final de 2025, sejam realizadas 10 cirurgias cardíacas robóticas pelo SUS, ampliando o acesso da população à tecnologia de ponta.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9