Hospital Evangélico de Londrina firma acordo com MP para realizar cirurgias ortopédicas eletivas
Termo de Ajustamento de Conduta prevê execução de 194 cirurgias até maio de 2026, com acompanhamento da Promotoria de Justiça

O Ministério Público do Paraná (MPPR) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Associação Evangélica Beneficente de Londrina (Aebel), responsável pela gestão do Hospital Evangélico de Londrina, com o objetivo de regularizar os atendimentos na área de cirurgia ortopédica eletiva. Segundo a promotora de Justiça Susana de Lacerda, o foco principal do acordo é viabilizar a realização das 194 cirurgias ortopédicas que constam na atual lista de espera da cidade. A medida busca assegurar o acesso da população ao direito à saúde, com planejamento e execução dentro de um prazo definido.
Pelo TAC, a Aebel se compromete a verificar mensalmente a lista de espera por cirurgias, organizando os casos por risco clínico e ordem cronológica; elaborar um cronograma de execuções cirúrgicas, com conclusão prevista até maio de 2026; e realizar o trabalho em parceria com o município de Londrina, que repassará recursos provenientes de emendas parlamentares, à medida que o cumprimento do acordo for avançando. O acompanhamento do cumprimento das cláusulas será feito pela Promotoria de Justiça. Em caso de descumprimento, o MPPR poderá ajuizar ação civil pública para garantir o atendimento da população.