Juntos somos mais fortes. Esse é o tema da campanha Outubro Rosa 2023 do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina, seguindo a Sociedade Brasileira de Mastologia. Em um esforço conjunto para conscientizar e apoiar a luta contra o câncer de mama, o HU traz uma programação que envolve não apenas pacientes, mas toda a comunidade de Londrina e região. Até o dia 31, serão realizadas atividades diversas, programadas por uma comissão de médicas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e integrantes da comunicação do HU. As atividades também serão divulgadas nas mídias sociais do HU.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que na última década houve um aumento de 20% na incidência do câncer de mama. Espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos. A mastologista do Hospital Universitário Raquel Moura de Castro conta que ações como a campanha Outubro Rosa são importantes para desmistificar o diagnóstico que amedronta muita gente.
“Trabalhar com o câncer de mama tira um pouco do estigma de que é uma doença intratável. A pessoa pode entender que é uma doença como outra qualquer, com especificidades, mas passível de cura e tratamento. O diagnóstico de câncer de mama não define quem a paciente é, ao contrário, é um desafio que pode trazer crescimento e evolução. A paciente é muito maior do que o que a doença pode trazer pra vida dela”, explicou.
Durante todo mês serão lançados materiais sobre o tema, sendo videocasts sobre Nutrição e Saúde Mamária e sobre Direitos Previdenciários da Paciente com Câncer com a chefe do Serviço Social do HU Argéria Serraglio, e um vídeo com de histórias inspiradoras de servidoras e pacientes.
Nutrição na prevenção – O câncer de mama pode ser causado por diversos fatores, mas muitas pessoas não se atentam a um em específico: a nutrição. Em um estudo desenvolvido pelo serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas de Minas Gerais, foi observado excesso de peso corporal em 58% das pacientes e circunferência da cintura maior que 80 cm em 64,5%. O consumo excessivo de alimentos pertencentes aos grupos dos óleos e dos açúcares foi verificado em 90,3% e 83,8%, respectivamente.
Os dados do estudo mostram que os hábitos alimentares estão relacionados com 35% da incidência do câncer. Para conscientizar a população da importância da qualidade da alimentação, o HU lança no dia 2 de outubro o videocast “Nutrição e Saúde da Mama”, com o mastologista Ribamar Leonildo Maronezi e a nutricionista Guelma Borelli, especialista em nutrição funcional dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Guelma ainda participa de uma palestra no Anfiteatro do Hospital Universitário, no dia 18, às 10h, falando sobre Orientação e Autocuidado.
Com informações da assessoria de imprensa.