O Hospital Zona Sul de Londrina (HZSL) celebra, nesta quarta-feira (2), seu 35º aniversário em um momento de grande destaque. Com um cenário de resultados excepcionais, a unidade registra números recordes tanto em procedimentos cirúrgicos quanto em atendimentos ambulatoriais, um reflexo direto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado desde 2019. Essas melhorias no atendimento e infraestrutura foram impulsionadas pela Secretaria da Saúde (Sesa), que tem buscado modernizar a unidade e expandir seus serviços para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos últimos dois anos, o número de cirurgias realizadas no HZSL teve um crescimento impressionante de cerca de 90%, saltando de 5.603 procedimentos em 2023 para 10.690 em 2024. A unidade também superou expectativas nas internações e nos atendimentos ambulatoriais, com 11.812 internações e 45.931 atendimentos ambulatoriais em 2024, comparado a 8.740 internações e 29.577 atendimentos em 2023. Esses números demonstram a crescente demanda por serviços de saúde de qualidade na região de Londrina, que atende não apenas a cidade, mas também 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, além de outras localidades da Macrorregião Norte, que abrange 97 cidades.
Os dados também são positivos quando se observa a evolução das cirurgias eletivas. Em 2023, a unidade realizou 956 procedimentos eletivos entre janeiro e março. Já em 2024, o número mais que dobrou, atingindo 1.928 cirurgias, com a marca de 2.608 procedimentos apenas neste ano.
O avanço significativo nos números de atendimento e procedimentos cirúrgicos no HZSL é resultado de investimentos estratégicos, especialmente na aquisição de equipamentos de última geração, como focos cirúrgicos, aparelhos de anestesia e monitores, que têm contribuído diretamente para a melhoria na qualidade dos atendimentos. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou que mais de R$ 3 milhões foram destinados para reformas na infraestrutura do hospital, abrangendo tanto os espaços internos quanto externos.
“Esses investimentos não só melhoraram a infraestrutura, mas também ampliaram o arsenal de equipamentos essenciais para os procedimentos médicos. Junto a isso, a unidade inovou na área de educação e formação profissional, com a criação do programa de residência médica em Clínica Médica e Pediatria, algo inédito no estado”, destacou Beto Preto.
Outro aspecto relevante é a mudança no perfil do hospital, com um foco cada vez maior em cirurgias especializadas, como nas áreas de cirurgia geral, pediátrica, otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia, vascular e plástica reparadora, incluindo procedimentos de fissura labiopalatal, otorrinolaringologia e cirurgias para correção de deformidades nas orelhas e mamas.
O diretor-geral do Hospital Zona Sul, Geraldo Junior Guilherme, comemora os números positivos, mas reforça que o foco da gestão está em manter a qualidade e a satisfação dos usuários. “Nossos números refletem o trabalho árduo das equipes, mas também destacam a importância de sempre focarmos na qualidade do atendimento. Queremos sempre oferecer o melhor para a população e essa conquista é também um reflexo do esforço conjunto de todos”, afirmou.
Para marcar os 35 anos de história do hospital, a programação inclui uma homenagem aos servidores aposentados e aos falecidos durante esse período, com a inauguração de uma “Árvore da Vida”, que homenageia todos aqueles que contribuíram para o crescimento e sucesso da unidade. Além disso, no dia 12 de abril, o HZSL realizará um mutirão de cirurgias infantis, com foco em 24 procedimentos, entre eles, cirurgias de hérnia, postectomia e otorrinolaringologia, para atender crianças que necessitam de tratamento cirúrgico.
Com informações da AEN.