HV da UniFil, Polícia Ambiental e Bombeiros resgatam jacaré de dois metros e meio, em Sertaneja
Na captura, foi necessário amarrar a boca e corpo do animal, para imobiliza-la e colocá-la na carroceria de uma caminhonete. Levado para o Hospital Veterinário da UniFil, em Londrina, passou por ultrassom, raio-x e outros exames

Uma jacaré-fêmea, de dois metros e meio, e 57 quilos, foi resgatada no final da tarde de terça-feira (09) por equipes do Hospital Veterinário da UniFil, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. O animal estava numa lavoura à beira da rodovia, no município de Sertaneja, na Região Metropolitana de Londrina. Na captura, foi necessário amarrar a boca e corpo do animal, para imobiliza-la e colocá-la na carroceria de uma caminhonete. Levado para o Hospital Veterinário da UniFil, em Londrina, passou por ultrassom, raio-x e outros exames.
De acordo com a universidade, o animal está bem e deve ser solto nesta quarta-feira (10), num espaço seguro. A médica veterinária Daniela Martina, coordenadora do HV e do Centro de Apoio à Fauna Silvestre, diz que a jacaré-fêmea está em período de gestação, com ovos. “É período de procriação e ela poderia estar em busca de local para depositar os ovos. A lagoa mais próxima fica a 30 quilômetros de onde foi encontrada”, relatou.
O animal foi avistado no meio da lavoura por um youtuber, que comunicou a Força Verde. O sargento Gil fez as primeiras ações de contenção, até a chegada da equipe do HV da UniFil. “É um réptil grande, agressivo, capaz de atacar e ferir gravemente. Por isso o resgate exigiu muita atenção e cautela”, comentou Daniela Martina. Com informações da assessoria de imprensa.

