IAT fecha trilha clandestina no Pico Paraná e aplica multas de R$ 23 mil

Acesso irregular ao parque foi bloqueado após fiscalização em unidades de conservação

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: IAT

O Instituto Água e Terra fechou uma trilha clandestina que dava acesso irregular ao Parque Estadual Pico Paraná, localizado entre os municípios de Campina Grande do Sul e Antonina. O responsável pelo terreno utilizado para a passagem ilegal foi autuado em R$ 23 mil por infrações ambientais. Entre as irregularidades apontadas estão a facilitação do acesso ao parque por caminho não autorizado, o descumprimento de embargo e a obstrução da fiscalização. A trilha foi identificada durante uma operação realizada entre os dias 24 e 31 de março, que percorreu diferentes unidades de conservação do Estado. Além da autuação, o acesso foi bloqueado e novas placas de sinalização foram instaladas para orientar os visitantes sobre os caminhos corretos.

Segundo o órgão ambiental, a fiscalização será intensificada ao longo do ano, principalmente em áreas com grande fluxo turístico. Para visitar o Pico Paraná de forma legal, é obrigatório realizar cadastro em uma das bases do parque, informando dados pessoais, contatos de emergência e detalhes da atividade. Em áreas montanhosas, também são exigidas informações sobre preparo físico e equipamentos de segurança. Considerado o ponto mais alto da região Sul do Brasil, com 1.877 metros de altitude, o Pico Paraná tem registrado aumento significativo no número de visitantes nos últimos anos, o que exige maior controle para garantir a preservação ambiental e a segurança dos turistas.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9