IAT libera licença para duplicação da PR-445 entre Lerroville e Irerê
Trecho de 24 km terá início das obras ainda em 2025; investimento é resultado de acordo judicial

O Instituto Água e Terra (IAT) concedeu a licença ambiental que autoriza o início das obras de duplicação da PR-445 no trecho de 24,11 quilômetros entre os distritos de Lerroville e Irerê, em Londrina. A obra é fruto de um acordo de liquidação contratual do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) com a concessionária Caminhos do Paraná, homologado pela Justiça Federal em outubro de 2024, com participação do Ministério Público Federal (MPF) e da Agepar.
O processo de duplicação da rodovia já avançou em outras etapas. O trecho entre Mauá da Serra e Lerroville, com 27 km, já foi concluído, incluindo a construção de uma nova pista, novas pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz, além de um viaduto em Tamarana. O investimento do Governo do Estado nessa fase ultrapassou R$ 200 milhões.
Segundo o IAT, a licença estabeleceu condicionantes como a adoção de medidas de controle ambiental, garantia de acesso e trânsito aos moradores lindeiros e sinalização adequada durante as intervenções. O DER havia previsto o início da duplicação em julho, mas a expectativa é que as obras comecem ainda em 2025.