Ibama e PRF desmontaram mais de 190 acampamentos na Terra Indígena Yanomami
Foram apreendidos cerca de 19 mil quilos de cassiterita extraídos ilegalmente

Agentes do Ibama e da PRF desmantelaram mais de 190 acampamentos instalados por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami como parte da Operação Omawe, deflagrada em fevereiro. A ação visa retirar todos os não-índios da reserva e inutilizou mais de 100 equipamentos. Foram apreendidos cerca de 19 mil quilos de cassiterita extraídos ilegalmente.
Motorista do ônibus da Apae estava com CNH vencida
A destruição dos equipamentos busca desestimular que os garimpeiros retornem aos acampamentos e recuperem os itens apreendidos. A Operação Omawe faz parte das ações do governo federal para solucionar a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, onde a atividade ilegal de garimpeiros está destruindo a floresta e afetando a sobrevivência das populações locais.
O Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na região, permitindo ao governo federal adotar medidas de prevenção e controle de riscos à saúde pública. Foram instalados o COE e hospitais de campanha para atender aos pacientes.
Decretada situação de emergência em Bandeirantes
A PF e a Força Nacional de Segurança Pública foram reforçadas para garantir a integridade dos profissionais de saúde e a FAB restringiu os voos sobre a Terra Indígena Yanomami para implementar a Zona de Identificação de Defesa Aérea e apoiar a distribuição de alimentos e remédios.
Com informações da Agência Brasil.