Ibiporã promove 3º Festival IbiAfro com arte, diálogo e valorização da cultura negra
Evento gratuito acontece na quarta (19) no Cine Teatro Padre José Zanelli e reúne literatura, capoeira, debate e show de samba na véspera do Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realiza nesta quarta-feira (19) a terceira edição do Festival IbiAfro, iniciativa criada para reconhecer, celebrar e ampliar a discussão sobre a contribuição das vidas negras na formação do Brasil. O encontro antecede o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Aberto ao público e com entrada gratuita, o festival será no Cine Teatro Padre José Zanelli a partir das 19h. A programação reúne diferentes linguagens culturais: a abertura terá apresentação de capoeira com a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã (Acarei). Na sequência, o escritor e poeta ibiporaense Rogério Germani participa de uma sessão de autógrafos de sua obra mais recente, “Griô: 40 Poemas Afrofuturísticos”.
O momento de debate virá com o talk show “Diálogos Negros”, que reúne a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/UEL), Marleide Perrude; as advogadas Pamela Gonçalves e Eliana Hambrusch — que também é professora de Arte —; além da cantora e idealizadora do IbiAfro, Claudineia Theodoro, a Nega Néia. O encerramento da noite será comandado pela cantora londrinense Cecília Bandeira, com um show de samba.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Masson, o festival reafirma o compromisso de Ibiporã com a promoção da identidade e da cultura afro-brasileira. “É uma oportunidade de ampliar espaços de diálogo, visibilidade e reconhecimento, especialmente às mulheres negras. Convidamos toda a população para participar dessa noite de arte, reflexão e valorização da diversidade, em sintonia com o espírito do Dia da Consciência Negra”, destacou.

