Ibiporã realiza pré-conferência com trabalhadores da Assistência Social em preparação para a 16ª Conferência Municipal
Encontro reuniu profissionais da rede socioassistencial para construção coletiva de propostas voltadas à valorização do SUAS e fortalecimento da proteção social

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na última sexta-feira (16), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma pré-conferência com os trabalhadores da área da Assistência Social. A ação integra a programação preparatória para a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI).
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro reuniu assistentes sociais, psicólogos, zeladoras, motoristas, administrativos e outros servidores que atuam nos serviços socioassistenciais do município. A proposta foi elaborar contribuições a partir da vivência profissional, que serão apresentadas e votadas pelos delegados durante a conferência principal.
Durante a pré-conferência, os participantes debateram os cinco eixos temáticos definidos para o evento, abordando aspectos como condições de trabalho, valorização dos profissionais e o fortalecimento da rede de proteção social. Também foram realizados encontros preparatórios com os usuários dos serviços como CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Acolhimento Institucional, promovendo uma escuta ampla e participativa.
O prefeito José Maria Ferreira destacou o caráter democrático da construção das políticas públicas. “As pré-conferências são fundamentais, pois promovem o diálogo e valorizam quem vive a realidade da assistência social. Nosso compromisso é garantir que cada política pública seja pensada com e para as pessoas”, afirmou.
Eixos temáticos da 16ª Conferência:
Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;
Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e
Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
A 16ª Conferência promete ser um espaço essencial para reafirmar os valores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e definir caminhos mais participativos, humanos e eficientes para a proteção social em Ibiporã. A Conferência é aberta ao público, e as inscrições podem ser realizadas antecipadamente por meio do formulário online disponível neste link.