IDR-Paraná divulga quatro aplicativos voltados ao produtor rural

Ferramentas digitais serão úteis para os agricultores na tomada de decisões

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Ferramentas já estão disponíveis no Google Play e Apple Store | © IDR-Paraná

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) divulgou nesta terça-feira (11), no pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina 2023, quatro aplicativos voltados ao produtor rural: o ClimAtlas, o IDR Clima, o Estiagem Paraná e o GidPragasDaSoja. A diretora de pesquisa do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino, ressaltou que essas ferramentas digitais serão úteis para os agricultores e também para a sociedade em geral na tomada de decisões em suas lavouras. “São ferramentas que irão auxiliar o produtor a manejar as datas de semeadura. O aplicativo que aponta riscos climáticos de estiagem, por exemplo, ajuda a planejar a semeadura diante de veranicos prolongados, principalmente durante os estágios de desenvolvimento mais críticos da lavoura como na fase reprodutiva e na fase de florescimento e enchimento de grãos.”

98.9 FM: “Quantas sementes tem na abóbora”?

Ela ressaltou que as mudanças climáticas provocam períodos de estiagem cada vez mais prolongados e o aplicativo permite calcular a probabilidade da ocorrência desses veranicos durante a safra e, com isso, auxiliar o agricultor na tomada de decisões. “Com o ClimAtlas nós temos também informações de 40 anos de dados meteorológicos e das principais variáveis meteorológicas. Temos também o IDR Clima, que é um aplicativo muito importante para a sociedade em geral, que permite você obter em tempo real os dados meteorológicos.”

O pesquisador em agrometeorologia, Pablo Ricardo Nietsche, ressaltou que o ClimAtlas é um compilado com 188 mapas com as médias históricas de todos os elementos meteorológicos do Paraná. “Nós temos lá estações com mais de 45 anos de dados coletados diariamente ou de forma horária nos últimos anos. Esse compilado gera médias para que as pessoas consigam fazer o seu planejamento agrícola e tenham acesso a informações sobre qual o índice de precipitação de cada mês, de cada ano ou de cada estação. Da mesma forma, para ter acesso às temperaturas máximas e mínimas e suas médias, além de riscos de geada.” O aplicativo permite ver valores de evapotranspiração potencial, ou seja, quanto de água sai do solo. “É uma réplica de um livro que é público, que é o Atlas Climático do Paraná.”

Rodeio sedia final Nacional da Ekip Rozeta a partir desta quarta-feira (12)

O segundo aplicativo, o IDR Clima, é mais de monitoramento climático. “Nesse aplicativo temos os elementos meteorológicos informados, só que de forma diária.” A cada 4 ou 5 horas esse aplicativo é atualizado, informando onde está chovendo, qual os valores de temperatura média, qual os valores de radiação solar, qual os valores de incidência de vento. “Ou seja, é um aplicativo para que a pessoa vá acompanhando o tempo meteorológico próximo da sua propriedade. Em paralelo, nós também temos ferramentas de previsão do tempo acessando um radar meteorológico de um instituto parceiro, que é o Simepar, onde você consegue ver previsão de tempo de curto espaço do tempo e vai conseguindo ver toda a movimentação das massas de ar de forma quase que instantânea, de 15 em 15 minutos. Essas imagens são apresentadas da mesma forma em uma aba de monitoramento climático de 70 estações meteorológicas que nós acompanhamos diariamente. O aplicativo também apresenta mapas de situação hídrica do solo para o estado inteiro.”

O pesquisador da área de fitotecnia do IDR-Paraná, Luiz Antônio Odenath, apresentou o aplicativo GidPragas de Soja, o guia de identificação de pragas de Soja. “Esse aplicativo trabalha o manejo integrado de pragas para ter redução no custo no controle de pragas, no número de aplicações de defensivos. O primeiro passo é identificar quais pragas estão presentes na lavoura. Ele traz informações visuais com imagens e indicações para que, em um segundo momento, seja pensada uma forma de manejo mais barato e sustentável.”

Odenath ressaltou que o diferencial do aplicativo é a alta qualidade das imagens e a visualização fácil das pragas. “ O aspecto de cada praga é colocado na própria imagem, para facilitar o reconhecimento. O aplicativo é acessível, com duas entradas para obter as informações. Pode-se buscar pelo tipo de praga, se é um besouro, se é uma lagarta, percevejo, ou pode buscar pelo local que ataca as culturas, se ataca as folhas, os galhos, ou as vagens de forma a facilitar a chegar na praga que está procurando.”

O evento contou com a presença do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, do diretor-presidente do IDR-PAraná, Natalino Avance de Souza, e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9