IDR-PR levará à ExpoLondrina tecnologias e projetos que elevam a produtividade no campo
O instituto organiza a 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos, na qual diversas unidades didáticas apresentarão novas tecnologias com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais

O IDR-Paraná estará presente na ExpoLondrina com a organização da 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos, com o objetivo de levar novas tecnologias ao público e melhorar a renda dos produtores rurais. A feira acontecerá de 6 a 16 de abril, com o tema “O Agro nos Move”. Durante o evento, serão realizados seminários, encontros e oficinas. Os profissionais do IDR-Paraná estarão em diversas unidades didáticas expositivas, incluindo a Via Rural de Londrina, que contará com 11 mil metros quadrados.
Os visitantes poderão conhecer roteiros turísticos como a Rota do Queijo Paranaense, a Rota das Lavandas e o Caminho do Café das Mulheres, organizados pelo Instituto. Também poderão degustar pratos culinários com produtos da região na Estação Gastronômica, conhecer as plantas medicinais na Casa do Chá e experimentar delícias na Casa do Pão.
Porto de Paranaguá recebe navio de luxo
Além disso, os técnicos do IDR-Paraná abordarão temas como o sistema de plantio direto na produção de grãos sustentáveis, a produção do fio de seda, orientações para tornar a agricultura mais lucrativa, entre outros. A Via Rural Smart Farm apresentará oportunidades de negócios para produtores e pecuaristas, com orientação sobre procedimentos para a efetivação de parcerias.
O IDR-Paraná também apresentará o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que incentiva a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis nas propriedades rurais. Os extensionistas do IDR-Paraná prestarão esclarecimentos a respeito das alternativas disponíveis para o agricultor produzir energia limpa, orientando os interessados sobre a implantação de projetos que podem ser viabilizados por meio do programa.
Hoje é Dia: veja datas, fatos e feriados de abril de 2023
Outros destaques incluem a apresentação de produtos para o controle biológico das pragas e doenças, o cultivo de flores como alternativa econômica, hortas verticais, plantio de frutas e informações sobre o processo para certificação dos produtos orgânicos. O IDR-Paraná também mostrará trabalhos realizados junto à população rural em situação de vulnerabilidade social, como a implantação de saneamento básico nas residências rurais e a assistência aos povos de 14 terras indígenas paranaenses.
A produção de leite também será destaque, com três estações didáticas que mostrarão o trabalho realizado pelo IDR-Paraná nessa cadeia produtiva. Os visitantes poderão conhecer variedades de forrageiras, além de todo o processo da cadeia do leite. Também haverá o lançamento do Atlas Climático do Estado do Paraná (ClimAtlas-19) e três aplicativos: IDR-Clima, Estiagem Paraná e GID PRAGAS SOJA. Será lançado ainda o Edital de Inovação Aberta do IDR-Paraná Push Innovation Paraná 2023 que promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação mediante o estabelecimento de parcerias entre o IDR-Paraná e startups.
Com informações da AEN.