Ilha do Mel é a primeira inclusiva para pessoas autistas do Brasil
Neste 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, foram entregues os Selos de Empresa Amiga da Pessoa Autista a 58 estabelecimentos comerciais, hotéis e pousadas. Eles participaram dos cursos, mentorias e adaptações para acolher este público

A Ilha do Mel, no litoral paranaense, tornou-se a primeira ilha inclusiva para pessoas autistas do país. Cinquenta e oito estabelecimentos comerciais, hotéis e pousadas receberam o Selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista após empresários e colaboradores participarem de cursos, mentorias e adaptações necessárias para acolher esse público. A entrega do selo ocorreu no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, que foi celebrado ontem (2).
Londrina Esporte Clube lança camisa especial ao autismo
O projeto foi realizado pela Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur), Ico Project e Onda Autista, com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social e Família e do Turismo, além da Prefeitura de Paranaguá. O presidente da Abitur, Rafael Gutierrez, destacou que as famílias que possuem pessoas autistas e passam por uma boa experiência em locais de passeio retornam muitas vezes, aumentando em até 60% o movimento desses locais preparados.
A turismóloga Dayanny Feitoza, que recebeu o diagnóstico de autismo do filho, teve a ideia de tornar a Ilha do Mel inclusiva para autistas. Ela pensou em formas de melhorar as experiências de passeio e lazer e, assim, nasceu o projeto. A convergência entre as instituições foi articulada por meio da Coordenação de Políticas Públicas e Garantia da Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família.
Artigo: AUTISMO significado de AMOR – por Jessika Freita
O projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, ocorreu a capacitação dos empreendimentos turísticos da ilha, envolvendo proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados e barqueiros. Na segunda, foi promovido o treinamento nas localidades de Encantadas e Brasília, e durante um mês, prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes. Toda a capacitação técnica foi realizada pelas Organizações Não Governamentais ICO Project e Onda-Autismo, co-realizadoras do projeto. Empresários na Ilha do Mel comemoraram a entrega dos selos e destacaram a importância de entender as necessidades das pessoas autistas e como atendê-las.
Com informações da AEN.