ILS será inaugurado no aniversário de Londrina mas entra em funcionamento no ano que vem
O sistema vai permitir maior segurança nas aproximações e pousos, especialmente em condições de baixa visibilidade

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a instalação do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) no Aeroporto de Londrina avança conforme o cronograma, com inauguração prevista para o dia 10 de dezembro, data em que o município completa 91 anos. O investimento total no equipamento, adquirido do grupo francês Thales, é de R$ 14,2 milhões. O sistema vai permitir maior segurança nas aproximações e pousos, especialmente em condições de baixa visibilidade.
Na semana passada, após reunião com a Motiva, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Governador José Richa, o prefeito Tiago Amaral (PSD) afirmou que o cronograma para início da operação ainda em 2025 está mantido.
Mesmo com o avanço do projeto, conforme o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o ILS deve entrar em operação efetiva em 24 de fevereiro de 2026. De acordo com especialistas do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o documento atual impede que os tripulantes realizem o procedimento ILS, mas esse tipo de restrição é comum e faz parte do processo de validação dos testes realizados pela Aeronáutica, já que o sistema exige alto nível de precisão. Ainda assim, o prazo pode ser revisto e a limitação suspensa antes do previsto, o que abriria a possibilidade de o ILS entrar em operação já em dezembro.

